1. Os pais são treinados para reforçar os comportamentos desejáveis de seus filhos;
2. Aprendem que a atenção é o maior reforçador de comportamentos adequados de seus filho entendendo quando e como intervir;
3. Tanto os elogios quanto o tempo reservado para brincar diariamente com seus filhos são essenciais para que a criança aumente o comportamento adequado;
4. Aprendem também a diminuir os comportamentos inadequados e indesejados dos seus filhos com a remoção de recompensas e a ignorar as birras e manhãs sem ceder antes do tempo.
5. São orientados sobre os momentos e formas de dar ordens como, o olho no olho baixando na altura da criança para pedir algo usando frases simples e curtas e fazendo com que a criança repita o combinado. Compreendem que é importante sempre dar uma ordem de cada vez, não enchendo a criança de tarefas;
6. Aprendem a identificar as emoções de seus filhos através de formulários apresentados pelo terapeuta, como também a identificar os comportamentos relacionados às essas emoções e as situações ocorridas;
7. Pais aprendem a resolver problemas com seus filhos partindo da emoção que gera o problema e em seguida ajudando a criança a pensar em alternativas de resolver tal situação.
É de extrema importância que os pais estejam dispostos a trabalhar junto ao terapeuta para a melhora da criança em seus comportamentos indesejados se comprometendo a mudança dos hábitos e cooperando nas tarefas indicadas pelo profissional. No início os pais podem encontrar um pouco de dificuldade em ignorar as birras, manter os combinados e encontrar um tempo para as brincadeiras. Porém, o resultado sendo de médio em longo prazo permite uma mudança eficaz e duradoura, compensando todos os esforços feitos no início do tratamento.
Com certeza o treinamento de pais resulta em um ambiente familiar mais harmônico e afetivo com a garantia de um apoio e educação eficientes que interfere positivamente no futuro da criança.
Fonte: CAMINHA, M.G. & CAMINHA, R.M. (2011) Intervenções e Treinamento de Pais na Clínica Infantil. Porto Alegre, Ed. Sinopsys.
LEAHY, Robert L. (org). Terapia cognitiva contemporânea: teoria,pesquisa e prática. Porto Alegre: Artmed, 2010.
EMIDIO, Lorena Archanjo de Souza; RIBEIRO, Michela Rodrigues e FARIA, Ana Karina C. R. de. Terapia infantil e treino de pais em um caso de agressividade1. Rev. bras.ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 366-385. ISSN 1517-5545.
EMIDIO, Lorena Archanjo de Souza; RIBEIRO, Michela Rodrigues e FARIA, Ana Karina C. R. de. Terapia infantil e treino de pais em um caso de agressividade1. Rev. bras.ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 366-385. ISSN 1517-5545.
Para saber mais: