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quarta-feira

Percepções, imagens e emoções.


A psicologia cognitiva trata do modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam. A cognição pode ser definida como um conjunto de atividades e processos que tem como capacidade armazenar, transformar e aplicar o conhecimento.  Entre os processos cognitivos estão a memória, atenção, percepção, raciocínio, criatividade e resolução de problemas. 
Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais (por meio dos sentidos) para dar significado ao ambiente. A percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com aquilo que tem mais importância para si própria, o que interfere em seu comportamento e causa emoções.  
A percepção visual, no sentido da psicologia e das ciências cognitiva é uma de várias formas de percepção associadas aos sentidos. É o produto final da visão consistindo na habilidade de detectar a luz e interpretá-la. Consiste em reunir e ajustar as informações visuais e compará-las com as imagens mentais armazenadas.
Quando vemos uma imagem, outros sentidos também são ativados. Portanto, para alguns as imagens também têm cheiro, sabor, som, textura, recordações, e causam emoções. Trabalhar com as imagens é trabalhar também com as emoções, algumas nos fascinam, outras nos chocam, outras nos surpreendem. Elas podem nos revelar muitas coisas, mexerem com os sentimentos, despertar sonhos e trazer de volta lembranças boas ou ruins. 
Na prática clínica as imagens são usadas tanto no atendimento infantil, como meio simbólico na comunicação com a criança, como também no tratamento de transtornos da ansiedade como forma de superar situações já vividas e modificar crenças disfuncionais que são armazenas, também, como imagens mentais. (ver: Transtornos da Ansiedade)
A imagem é tudo aquilo que representa algo para alguém. São tipos de porta para outra dimensão, a dos sonhos, dos desejos, das fantasias. É uma dimensão que não está diretamente presente na vida das pessoas. Para Santaella e Noth (1988, p.15), "O mundo das imagens se divide em dois domínios. O primeiro é o domínio das imagens como representações visuais: desenho, pinturas, gravuras, fotografias e as imagens cinematográficas, televisivas, holo e infográficas pertencem a esse domínio. Imagens, nesse sentido, são objetos materiais, signos que representam o nosso meio ambiente visual. O segundo é o domínio imaterial das imagens na nossa mente. Neste domínio, imagens aparecem como visões, fantasias, imaginações, esquemas, modelos ou, em geral, como representações mentais." 


Fonte: BICAS, Harley E. A.; MATSUSHIMA, Elton H.  and  SILVA, José Aparecido Da. Visão e percepção visual. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2003, vol.66, n.5, suppl., pp. 5-8. ISSN 0004-2749.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492003000600001. 
VIEIRA, André Guirland  and  SPERB, Tania Mara. O brincar simbólico e a organização narrativa da experiência de vida na criança. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2007, vol.20, n.1, pp. 9-19. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000100003. 
REMOR, Eduardo Augusto. Tratamento psicológico do medo de viajar de avião, a partir do modelo cognitivo: caso clínico. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.1, pp. 205-216. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000100021.
ARAUJO,Luís Fernando. Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura. O perceber na imagem e imaginação. n. 01.vl. 02, 2011.



Para saber mais: Veja algumas imagens:
http://scrapp.com.br/flaviodenoronha.com/1.html

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